Pela graça e não pelas minhas competências


Colossenses 1:24

“Dou lugar ao clamor do coração de Deus em minha vida, subjugando meus sofrimentos em detrimento do corpo de Cristo, que é a igreja”.

Vivemos em um mundo em que o egoísmo impera! As pessoas estão muito voltadas e preocupadas com sua própria vida e sucesso! Um mundo que estimula a competição e o “cada um precisa ter o seu lugar ao sol”, onde impera o “cada um por si e Deus por todos”.

Nesta passagem do livro de Colossenses, Paulo fala de sermos totalmente livres do egoísmo, e de vivermos uma vida voltada a doar-se para um Deus que deu tudo por nós. Inclusive a própria vida!

Acho que nada pode parecer mais “louco” para este mundo egoísta, do que a ideia de deixar interesses e alvos pessoais para sofrer o que resta das aflições de Cristo, em favor de outros, de Sua Igreja. Se não tomarmos cuidado e vigiarmos, esta ingerência de valores egoístas, humanistas e racionais podem se infiltrar até na mente dos cristãos.

Muitos não suportam esta ideia de entrega e desprendimento e pensam: “Tenho que cuidar da minha vida! Tenho que cuidar da minha carreira! Tenho que cuidar dos meus filhos!”

Se deixamos esse contexto nos dominar, aí é que deixamos de desfrutar das verdadeiras conquistas que são os ”presentes” que Deus tem para quem verdadeiramente se engaja em seus projetos e que são na verdade a única forma de sermos plenos e felizes!

Um destes “ presentes” é a GRAÇA !. A bíblia diz em Efésios 2,8 e 9: “porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vêm das obras, para que ninguém se glorie”.

Viver de acordo com os padrões deste século faz com que nos tornemos pessoas egoístas, estressadas, extremamente competitivas e individualistas; achando que somos os responsáveis pelo nosso sucesso. Achando que é a minha competência me levou a lugares “altos”. Quanto engano!

Estes lugares “altos “ são muitas vezes os lugares das nossas grandes quedas! Na verdade o que o homem precisa não é de lugares “altos”. O homem precisa de paz! O homem precisa de alegria! O homem precisa de AMOR.

Deus nos chama para vivermos em um lugar de paz e alegria, onde todos somos importantes e preciosos não porque temos algo melhor que o próximo, e sim porque estamos Nele e Ele está em nós! Este lugar de paz, não tem um endereço no mundo físico, este lugar de paz é NO SENHOR, fazendo a SUA vontade!

A vontade de Deus é salvar o homem. Nossa primeira missão neste mundo tem que ser fazer parte deste projeto do coração de Deus! Isso não quer dizer que não vamos estudar, que não vamos trabalhar, ( todas estas coisas devemos fazer de forma excelente), que tudo vai “cair do céu” e “de graça”. Não é de graça, é pela graça! Ele nos entregou os dons que possuímos para sermos bem sucedidos em tudo. Aí existe uma grande diferença, reconhecermos que a capacitação veio Dele!

Tudo de real valor é graça de Deus. A vida, a paz, a saúde, a salvação! Pela graça existimos e não somos consumidos!

Porém nesta perspectiva espiritual começamos a entender que há um preço! Não um preço a ser pago, com uma moeda, mas um preço de renúncia, de mudança de valores, de revermos nossas prioridades, de destruirmos sofismas. Começamos a entender que é dando que se recebe, que é perdoando, que se é perdoado, que é morrendo que se vive para uma vida eterna! Entendemos que se de graça recebemos, de graça daremos!

Infelizmente, muitas vezes, só nos damos conta dessa realidade quando nossa vida já está uma bagunça. Quando já caímos daquele lugar alto que tanto lutamos para alcançar! É nesta hora que percebemos que nosso projeto humano falhou. Lutamos tanto e não conquistamos nada de verdadeiro valor deixando o egoísmo e a “autopreservação” nos levar a ruína e solidão!

Só há uma maneira de percebermos verdadeiramente a graça de Deus e caminharmos em direção a ela. Existe um caminho de volta para o Pai e para a Sua verdade e vontade!

Este caminho é Jesus! Um caminho sem condenação, sem culpa, sem dívidas!

Com JESUS entendemos que não precisamos nos fazer valer das nossas competências e passamos a depender totalmente Dele. Com isso, ficamos livres da competição, das cobranças, do egoísmo, dos padrões mundanos de conduta e nos vinculamos ao comportamento divino que ama e perdoa sem limites ( até quem te feriu), que se doa ( sem querer nada em troca), que se respeita e que acima de tudo reconhece a soberania do autor e consumador da nossa salvação.

Desta forma a sua vida na terra será muito melhor, pois você terá sempre a certeza, de que pela graça todas as coisas já são suas e porque Ele está contigo, todas as coisas te são possíveis.

Desta forma nos manteremos firmes, fixando os nossos olhos nos alvos corretos, nas promessas e sonhos do coração de Deus para nós, que ainda não podemos ver, mas com a certeza de que JESUS é o caminho que nos conduzirá a todos eles.


Descanse!

Tome posse da GRAÇA e desfrute do imenso e eterno amor de DEUS!


Gabi Bauerfeldt



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo