Um líder consciente de sua força

Josué 1:1-9

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

No horizonte da Visão M12 encontramos muitos líderes vitoriosos, com tremendos resultados, mas também podemos ver muitos comportando-se como líderes fragilizados na fé, sem motivação e sem conquistas.


Por que isso acontece? Porque nosso êxito ministerial depende de entendermos a natureza da nossa missão no evangelho, e quem somos dentro desse desafio. O texto de Josué Cap. 1 nos ajudará a nos aprofundarmos na compreensão destes requisitos do êxito. O vs. 1 diz que, o Senhor falou a Josué. Deus falar a alguém, representa dar autoridade a esta pessoa para que esta cumpra as instruções dadas. Intimidade representa autoridade.


Precisamos crer que fomos escolhidos e ungidos por Deus para ganhar almas e fazer discípulos. Precisamos crer que a unção está sobre nós. Diga a quem está ao seu lado: “Você foi o escolhido, você é o ungido!” O “ungido” foi um servidor, o escolhido foi um discípulo de Moisés. A palavra servidor, revela nossa missão na Visão: Servir. Nosso chamado é SERVIR.


Josué 1:1: Sucedeu depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que Este falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés. A Bíblia diz que o apóstolo é servo de todos. Somos chamados nesta visão apostólica a servir as pessoas, ajudá-las a compreenderem o propósito de Deus para as suas vidas. Ser líder não consiste em mandar, ou cobrar, mas em servir.


No versículo 2 a primeira ordem foi: dispõe-te, isto significa, estarmos vazios para que Deus nos encha com Seu Espírito, estarmos despojados de nossas vontades, para cumprirmos a vontade do Eterno. O versículo 2 diz também: passa este Jordão, tu e todo este povo. Um líder disposto a trabalhar por seu povo muda de nível, e eleva também o status espiritual e pessoal de sua gente.

Os versículos 3 e 6 nos fazem lembrar que o êxito na missão, está ancorado pela promessa feita por Aquele que não mente jamais (vs. 3: como Eu prometi a Moisés... e vs. 6: a terra que sob juramento prometi dar a seus pais).

O versículo 4 nos mostra que nossa conquista, já está estabelecida e delimitada por Deus no mundo espiritual.

O versículo 5 traz consigo a revelação de que sob a unção apostólica somos invencíveis (vs. 5: ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida). A autoridade apostólica nos foi dada por Jesus em Mateus 28, para que estabeleçamos o Seu Reino, fazendo discípulos. Enquanto estivermos focados neste propósito, esta unção estará nos dando vitória sobre todo mal. Isto define que ninguém pode impedir o avanço da igreja, a não ser os próprios líderes, quando maculam a unção por meio de pecados.


Nossa busca permanente por santidade assegura que a Presença do Espírito Santo, estará conosco sempre nos fazendo prevalecer contra os inimigos, (não te deixarei, nem te desampararei). São muitas as garantias da parte de Deus, de que a Visão não falhará, mas há uma parte que nos compete: nos mantermos em fé e obediência aos princípios da Palavra (para teres o cuidado de fazer segundo toda a Lei que meu servo Moisés te ordenou, dela não te desvies, nem para a direita, nem para esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares).


O líder que deseja o êxito, deve manter seu nível de ânimo, por meio de uma constante busca a Deus. Muitos líderes ficam desmotivados, por não meditarem nas promessas, não buscálas em oração. O sê forte requerido no vs. 6, representa sermos fortes na fé, termos resiliência nos momentos de provas, não arrefecermos em nossa determinação e perseverança.


Quando o Senhor diz a Josué para ser forte e não temer, Ele já sabia que logo adiante, Josué encontraria obstáculos como Jericó e Ai. Precisamos ser conscientes de que temos inimigos que não nos entregarão os territórios numa bandeja. Ao mesmo tempo, precisamos estar convictos de que Maior é o que está em nós, do que o que está no mundo. Quando no vs. 9 o Senhor diz: Não to mandei Eu ? Sê forte e corajoso, não temas e nem te espantes. É como se Deus estivesse nos dizendo: Esta visão foi idéia minha, não tem como falhar! Não fui Eu que te coloquei nisto? Você acha que Eu te colocaria numa canoa furada? Eu te mandaria pra esta guerra, e não iria com você? Então não temas e nem te espantes, porque Eu o Senhor Teu Deus, estarei com você em todos os desafios e lugares. Ministração: Orar para que haja renovação na vida dos líderes, para que Deus avive a obra dEle em nós, para que haja uma retomada ministerial na vida dos líderes e no papel da igreja nestes dias!


Que Deus os abençoe e multiplique, conforme a promessa ENDJ.


Amamos vocês.


Aps. Fábio e Claudia Abbud



1 visualização0 comentário