Falas de Jesus - Parte 1


Mateus 3:15

Jesus, entretanto, declarou: “Deixe assim, por enquanto; pois assim convém que façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.

Sabemos pelas escrituras que Jesus era 100% homem e 100% Deus.

No seu corpo humano enfrentou os mesmos desafios que qualquer outro ser humano, como descansar, comer, dormir e até ser tentado.

Porém, sua natureza divina O impedia de ceder às tentações, fazendo de Jesus alguém totalmente justo, sem necessidade de arrependimento.

Como o batismo nas águas é justamente uma expressão pública de arrependimento, por que Jesus fez questão de ser batizado?


Sua própria resposta em Mateus 3 nos esclarece:


1. Deixe assim por enquanto - esta frase pode ser traduzida pelo que está escrito em Eclesiastes 3 - TUDO TEM UM TEMPO CERTO. Um dos maiores desafios do homem, é justamente discernir o tempo de todas as coisas. Aqui Jesus estava dizendo para João Batista, calma! Ainda não é hora. João Batista queria que todos já reconhecessem o Messias, mas isso não seria possível naquele momento. Jesus ainda precisava cumprir outras etapas até ser identificado como tal.

2. Pois assim convém que façamos - só quem discerne a questão do tempo perfeito para todas as coisas, também consegue discernir como deve ser feito. UM ALERTA: Errou no tempo, provavelmente irá errar na decisão também. A misericórdia de Deus é que nos livra de muitas consequências das atitudes: ou precipitadas ou tardias!

3. Para cumprir toda justiça - Existem duas justiças manifestas por Deus – a primeira que em Jesus fomos salvos e justificados pelo nosso pecado, e a segunda justiça que devemos praticar, que é a Palavra de Deus! No texto deste estudo, Jesus está falando do cumprimento da Palavra, para sermos exemplo. Ele, por ser santo, não precisava se batizar, mas deu o exemplo. Isso nos ensina que devemos também buscar ser exemplo de vida cristã. Através da prática da Palavra.

Quero aqui, porém, ressaltar um engano muito comum, que é o pensamento: mas eu já faço tudo certo, hoje não tem problema não fazer, ou, eu sempre oro, não tem problema ficar sem orar hoje.

Imaginem se neste momento Jesus dissesse: verdade, já sou santo, não preciso batizar-me.

O verdadeiro exemplo e modelo se perderia!


2 Coríntios 5:21. Deus fez daquele que não tinha pecado algum a oferta por todos os nossos pecados, a fim de que nele nos tornássemos justiça de Deus.



Pr. Carlos Henrique



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo