Multidão, Seguidor ou Discípulo
- Igreja El Shaddai
- 3 de set. de 2021
- 4 min de leitura
João 6:1-3
“Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galileia, que é o de Tiberíades. E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos”
Nesta pequena passagem podemos ver 3 tipos de cristãos:
1. A MULTIDÃO 2. OS SEGUIDORES 3. OS DISCIPULOS
Escolhemos cumprir nossa missão como Igreja (Isaías 61: 1 a 3) através da Visão Celular no Modelo dos 12, porém como fruto da nossa maturidade e experiência, concluímos que nem todos vão querer ter uma célula, ou fazer parte de uma equipe de 12 e temos certeza que Deus não ama mais quem tem uma célula ou deixa de ter, ou é 12 ou deixa de ser.
Porém em Mateus 28, JESUS comissiona a Igreja a fazer discípulos, e por isso nos empenhamos em cumprir esta comissão. JESUS, com certeza, já sabia que nem todos diriam sim a este chamado, nem de ser discípulo e nem de fazer discípulos.
Os discípulos são aqueles que vão levar as multidões a adentrarem no Reino de Deus pelo caminho perfeito que é JESUS e pela porta correta do batismo de arrependimento, e ENSINÁ-LOS A GUARDAR todas as coisas que JESUS os ordenou a fazer. Guardar neste caso não quer dizer trancar dentro de um baú ou gaveta e sim ter todo o cuidado para que o ensino aprendido com JESUS, não seja distorcido, contaminado, maculado e seja vivido na prática.
Segundo Mateus 28, basicamente esta é a função do discípulo, um transmissor fiel de tudo o que viu e viveu com JESUS. (Pense agora naquela brincadeira de telefone sem fio. Fazendo um paralelo meio caricato, o objetivo de um discípulo é não permitir que se fale AMOR e lá chegue “MEU UMBIGO”, ou se fale UNIDADE e chegue lá “EU SOU MELHOR”, ou ainda RESPONSABILIDADE e chegue lá “PRISÃO”, ou HONRA e chegue lá “BAJULAÇÃO” e assim por diante...
Ser discípulo é zelar pela pureza do Evangelho. Ser discípulo é viver o que Jesus ensinou. Ser discípulo é o nível mais profundo de relacionamento com JESUS. O discípulo é íntimo de JESUS, o discípulo é amigo de JESUS, na forma mais pura e genuína da palavra AMIGO (João 15:15). Ser discípulo de Jesus não é ser mais amado por Deus, mas com certeza, ser discípulo de Jesus é amar mais e buscar com mais intensidade a Ele, e por isso, receber as recompensas descritas na Sua Palavra para quem assim age:
“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9).
“Deus é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).
Com certeza no nosso meio, na Igreja El Shaddai, e mesmo em muitas igrejas que entenderam a Grande Comissão, alguns já não são mais multidão apenas, pensam que são discípulos, mas na verdade são apenas seguidores de JESUS.
Certamente se você está hoje nesta célula, não é mais apenas como a multidão que mundo a fora já ouviu falar de Jesus. Você está buscando aproximar-se mais Dele.
Porém não basta aproximar-se para segui-lo como fazemos com amigos nas mídias sociais.
O sonho do coração de Deus e missão de Cristo nesta Terra é transformar a multidão em seus discípulos, para que façam mais discípulos e assim por diante. Até que todos possam ter ouvido as Boas Novas da Salvação.
Vamos descrever abaixo algumas diferenças entre seguidores e discípulos.
Seguidores buscam apenas um líder, mas discípulos buscam discipuladores e mestres. Líder em geral funciona como um treinador que passa atividades independente de fazer o que manda fazer. O discipulador ou mentor é um treinador também, porém que ensina com a própria vida, se derramando, compartilhando, vivendo o que ensina e ensinando o que vive, sempre reproduzindo o caráter de Cristo.
Vamos refletir todos aqui um pouco se somos verdadeiramente discípulos ou apenas seguidores de Jesus. Novamente vamos deixar bem claro que Deus ama a todos da mesma forma!
O seguidor espera pães e peixes, o discípulo é um pescador.
O seguidor depende dos afagos do seu pastor, o discípulo está determinado a servir a DEUS.
O seguidor gosta de elogios, o discípulo do sacrifício vivo.
O seguidor cai facilmente na rotina, o discípulo é cheio de novidade de vida.
O seguidor precisa ser sempre estimulado; o discípulo procura estimular os outros.
O seguidor espera que alguém lhe diga o que fazer; o discípulo é solícito em assumir responsabilidades.
O seguidor reclama e murmura; o discípulo obedece e nega-se a si mesmo.
O seguidor olha para as circunstâncias; o discípulo as aproveita para exercer a sua fé. O seguidor busca na Palavra promessas para a sua vida; o discípulo busca VIDA para receber as promessas da Palavra.
O seguidor pensa em si mesmo; o discípulo pensa nos outros.
Os seguidores são influenciados pelo mundo; os discípulos transformaram, transformam e transformarão o mundo.
Os seguidores esperam milagres; os discípulos os fazem.
O seguidor sonha com a igreja ideal; o discípulo se entrega para fazer uma igreja real.
O seguidor espera um avivamento; O discípulo é parte dele.
O seguidor é sócio; o discípulo é servo.
O seguidor responde "talvez..."; o discípulo responde "eis-me aqui".
O seguidor espera recompensa para dar; o discípulo é recompensado porque dá.
O seguidor pede que os outros orem por ele; o discípulo ora pelos outros.
O seguidor procura conselhos dos outros para tomar uma decisão; o discípulo ora a Deus, lê a Palavra e em fé toma a decisão.
Para refletirmos sobre como estamos e decidirmos o que queremos ser.
Apóstolos Fábio e Claudia Abbud
PALAVRA DE PROSPERIDADE
Zacarias 10:1 - Pedi ao Senhor chuva no tempo das chuvas serôdias, ao Senhor, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo.
A Bíblia diz que podemos pedir chuva para Deus regar a nossa semeadura. A chuva é necessária para que uma futura colheita seja feita, e só Deus pode enviá-la.
Dependemos de Deus para a chuva, mas a semeadura somos nós que fazemos. Não há colheita sem que sementes sejam plantadas, e pedir chuva sem plantar semente é inútil.
Dízimos e ofertas são sementes que a chuva de Deus rega e a colheita gera prosperidade e riquezas!
Igreja El Shaddai Comunidade Cristã
CNPJ 00.915.576/0001-89
Banco Itaú Ag. 0772 Cc. 47.381-5
Pix Itau: 11940093828
Banco Bradesco Ag. 2737 Cc. 32.593-7
Pix Bradesco: 00915576000189
Comments