O que a Bíblia diz sobre novos começos - Parte 2

Atualizado: Set 15



Mateus: 9. 16. Ninguém coloca remendo novo em roupa velha; porque o remendo força o tecido da roupa e o rasgo aumenta. 17. Nem se põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, os odres rebentarão, o vinho derramará e os odres se estragarão. Mas, põe-se vinho novo em odres novos, e assim ambos ficam conservados.

O novo testamento, escrito em grego, traz-nos a revelação sobre o novo de Deus. Jesus cita o novo mandamento, novos céus, novas línguas, etc… O termo empregado é kainós, que na etmologia da palavra quer dizer: algo de maior e melhor qualidade.


Não é o novo de jovial, mas aquele que emprega uma qualidade superior. Quando falamos em novos começos, não estamos necessariamente falando de algo inédito, mas de um recomeço para algo maior. O vinho novo não era uma novidade em si, mas era o vinho melhor. O primeiro milagre da Bíblia, descrito no evangelho de João 2: 1-12, foi a transformação de água em vinho. Isso representava que em Cristo haveria novidade, não desconhecida, mas superior em qualidade. Que tremendo isso! Jesus em Mateus 5, 6 e 7 diz o tempo todo - novo mandamento vos dou -, sem anular o anterior, mas elevando o nível da vida com Deus. Na minha humilde opinião, esta foi a primeira reforma da Igreja (mas isso falaremos em um estudo futuro).


Kainós é o vinho novo. São os novos começos para uma conquista superior a anterior. Começar de novo será a oportunidade de viver algo mais excelente e nobre. Porém, para subir de nível é necessário esforço e dedicação, além de tempo e perseverança. A maioria das pessoas não estão dispostas. Sabe por que? A mente e o coração! Ressecados e endurecidos (lembre-se dos odres velhos) pelos fracassos anteriores ou até pela acomodação de um certo nível de conquista. Agora reflita! Será que já alcançamos o que Deus tem para nós e o que Ele quer de nós?


Filipenses 3:12-14 diz: Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Se vemos um dos maiores servos de Deus dizendo que não tinha alcançado, sendo que a carta aos Filipenses ele escreve antes de sua última viagem missionária e ser preso em Roma, mostra que sempre precisamos de novos começos em Deus.


Paulo dá a receita aqui, esquecer o que passou e olhar para frente, ter um alvo, mas não qualquer alvo, mas sim algo que esteja em conformidade com a soberana vocação que temos em Cristo Jesus. Temos uma vocação em Deus, e conhecê-la, pode ser o início para um novo começo que trará plenitude para nossas vidas.


A terra prometida para o povo de Deus era o kainós do Senhor. Mas eles não poderiam entrar lá com a mesma mente e o mesmo coração. Quem não buscou renovo em Deus, ficou no deserto. Quem não se transformou em odre novo, não pôde receber o vinho novo. Receberam a instruções e não aguentaram, romperam, muita coisa boa perdeu-se naquele deserto.


Infelizmente, tem muita coisa boa perdendo-se pelo deserto, ou melhor, pelos desertos. Não podemos entrar em um desafio (deserto) com a mente e o coração endurecidos, pois não sairemos dele. Muitos cristãos não rompem o deserto porque são odres velhos, que não aguentam o processo transformador do vinho.


Decida hoje mesmo ser odre novo e o kainós do Senhor te alcançará. Um novo com qualidade elevada, precisa e sobrenatural. Um novo nível te espera neste tempo. Creia nisso.


Novos Começos – através de uma oportunidade


Muitas vezes não conseguimos empreender um novo começo, pois não sabemos por onde começar. Nem o que realmente precisa ser começado ou recomeçado.


Neemias é um exemplo claro de quem viu uma oportunidade de começar algo. Um grande projeto. Deixar um legado extraordinário. Quero fazer uma pergunta para reflexão: você pretende deixar um projeto extraordinário para as futuras gerações? Poderia descrever qual é este projeto?


Garanto que a maioria das pessoas não tem a menor ideia disso. Um projeto! Um sonho que mude uma realidade. Isso acontece porque na maioria das vezes estamos apenas preocupados em viver, ou sobreviver intrinsecamente no nosso próprio universo. Não vemos oportunidades porque estamos olhando para baixo, quando devíamos olhar para frente – e olha que posso respaldar isso com diversos versículos.


Neemias era alguém que conseguiu uma importante posição social e profissional na época. Ser copeiro do Rei era uma honra, tinha acesso à presença do monarca e também regalias de comida e aposentos. Além disso era um homem de intimidade com Deus, sua oração no capítulo 1 versos 5-11 do livro bíblico que leva seu nome, mostram bem isso.


Acredito que todo homem/mulher que tem intimidade real com o Senhor, não consegue ficar satisfeito em apenas trabalhar, casar, enriquecer, morar bem e gozar do fruto do trabalho. Algo arde em seu coração. Temos aprendido a estar buscando mais intimidade com Deus, e com certeza seremos marcados para grandes e nobres projetos. POR ISSO NÃO PODEMOS FICAR PARADOS. Se desejamos novos começos precisamos nos mover nessa direção.

Continua…

Pr. Carlos Henrique Trote

Quero deixar uma tarefa prática: leia e medite em Neemias 1 e 2 e anote o que Neemias fez de forma prática para através de um novo começo empreender um projeto nobre em Deus.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo